Entre os convidados estão professores da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, do Instituto Real de Tecnologia, KTH, na Suécia, e da Universidade Nacional da Colômbia

Após o sucesso das edições anteriores, o Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) chega em sua quarta edição, que será realizada pela primeira vez em um formato totalmente online, devido ao atual cenário pandêmico. Entre os dias 19 e 20 de maio, o evento unirá a academia e a indústria do transporte de cargas sobre trilhos para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor, a partir de temas como ferrovia 4.0, perspectivas para inovações, instrumentação de via permanente, entre outros.

Além de contar com a participação de especialistas do Brasil, o IV SEF também anunciou a presença de dois palestrantes internacionais. O primeiro deles é o Prof. Buddhima Indraratna, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, que ministrará uma palestra sobre “Avanços no Projeto de Lastro Ferroviário”, no dia 19 de maio, às 11h. Graduado em Engenharia Civil pelo Imperial College de Londres, Indraratna é conhecido pelas importantes contribuições nas áreas de engenharia geotécnica e ferroviária, tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho nestas frentes.

Já no dia 20 de maio, o IV SEF receberá dois palestrantes internacionais. O primeiro será o Prof. Alejandro Toro, da Universidade Nacional da Colômbia, para falar sobre a corrugação de trilhos no metrô de Medellín, às 10h50. Toro atua na área de tribologia e fadiga de contato, em particular para metais e biomateriais. Nesse dia, o segundo palestrante internacional será o Prof. Mats Berg, do Instituto Real de Tecnologia, KTH. Situado em Estocolmo, na Suécia, o KTH é considerado a maior instituição de ensino superior em tecnologia da Escandinávia e uma das universidades técnicas líderes da Europa. Com uma ampla lista de estudos sobre ferrovias que contam com a sua participação, Berg conduzirá a palestra “Simulação de interação dinâmica veículo-pista: possibilidades e limitações”, às 14h.

As inscrições para assistir as palestras internacionais, bem como outras apresentações que integram a programação do Simpósio, já estão abertas e podem ser feitas no site https://www.simposio-ferroviario.com.br/.

Informações para a imprensa:

ADRIANA ROMA [email protected] Skype: adriana-roma +55 (19) 9 9816-6272

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Envio de trabalhos

Envio de trabalhos até 1º de março de 2024.

Serão aceitos artigos de cunho técnico-científico que demonstrem avanços expressivos para a engenharia ferroviária brasileira em quatro eixos temáticos:

  • Vagões;
  • Roda-trilho
  • Under rail
  • Logística e Operações ferroviárias

 

Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionado para o site do sistema de envio de artigos. Esse sistema é coordenado pela Even3, que faz a gestão do Simpósio. Se você ainda não tem conta nessa plataforma, será necessário criar um usuário e senha para cadastro.

Vicente Abate

Vicente Abate é residente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.