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ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Simpósio de Engenharia Ferroviária destaca contribuições da academia no transporte sobre trilhos
Campinas (SP), maio 2024 – A sétima edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) teve início no dia 13 de maio, segunda-feira, ocupando dois auditórios no Centro de Convenções da Unicamp. A tradicional exposição de pôsteres, pela primeira vez, teve um auditório exclusivo. O espaço reuniu 20 pôsteres referentes às mais recentes pesquisas a respeito […]
Avanços tecnológicos e colaboração acadêmica direcionando o futuro do transporte ferroviário no Brasil pautaram o VII Simpósio de Engenharia Ferroviária
Campinas (SP), maio 2024 – No dia 14 de maio, o segundo dia do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) começou com a palestra do pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O pesquisador destacou as contribuições do IPT para o desenvolvimento do transporte sobre trilhos no Brasil, além de […]
Pesquisa e inovação: Evaluating Different Track Sub-Ballast Solutions Considering Traffic Loads and Sustainability
Parceria entre Poli-USP, LNEC, Universidade do Porto e Vale S.A. produz artigo publicado em revista internacional, a Infrastructures. O artigo intitulado “Evaluating Different Track Sub-Ballast Solutions Considering Traffic Loads and Sustainability” é produto do projeto da Cátedra UnderRail, Estudo de reciclagem de lastro desguarnecido: alternativas de materiais para a recapacitação de sublastro por meio de […]
Parceria entre UNICAMP e Politecnico di Torino (Itália) produz artigo publicado na Railways Engineering Science
Em 2023 o Laboratório Ferroviário da UNICAMP (Lafer), representado pelo professor Dr. Auteliano, firmou uma parceria com a Politecnico di Torino (Itália) representada pelo professor Dr. Nicola Bosso do Departamento de Mecânica e Engenharia Aeroespacial. A parceria iniciou suas atividades com a visita do professor Bosso ao Brasil, onde entre outras atividades, participou do VI […]
Pesquisa e inovação: Evaluating Different Track Sub-Ballast Solutions Considering Traffic Loads and Sustainability
Parceria entre Poli-USP, LNEC, Universidade do Porto e Vale S.A. produz artigo publicado em revista internacional, a Infrastructures. O artigo intitulado “Evaluating Different Track Sub-Ballast Solutions Considering Traffic Loads and Sustainability” é produto do projeto da Cátedra UnderRail, Estudo de reciclagem de lastro desguarnecido: alternativas de materiais para a recapacitação de sublastro por meio de […]
Pesquisa e inovação: Comparison between quasi-static and multibody dynamic simulations for wheel-rail contact analysis
Parceria entre Unicamp, USP, UFES e a Vale S.A. produz publicação em revista internacional, a Multibody System Dynamics. O estudo compara dois métodos de pummeling para interação roda-trilho: modelo quase estático simplificado e simulações de dinâmica multicorpos. O primeiro método é resolvido com o programa GIRAFFE e simula a interação de um único rodeiro com […]