Realizado desde 2017, o Simpósio de Engenharia Ferroviária consolidou-se como o mais relevante fórum técnico para discussão sobre pesquisa e desenvolvimento ferroviário no Brasil.
Em 2024 o evento ocorrerá nos dias 13 e 14, no Centro de Eventos da UNICAMP (Campinas, SP), um espaço amplo e bem equipado, que dará ao Simpósio uma nova dimensão ao permitir maior número de participantes. Como ocorreu em edições anteriores, as atividades de apresentação de trabalhos científicos serão divididas em quatro grandes eixos tecnológicos: vagões, roda-trilho, underail e logística e operações ferroviárias. A chamada para envio de artigos está aberta desde dezembro de 2023 e se encerra em março de 2024. Os oito melhores trabalhos – sendo dois em cada eixo tecnológico explicitado acima – serão selecionados para apresentação em plenário. Além disso, ocorrerá a tradicional Mesa Redonda, com participação de figuras importantes das principais operadoras de ferrovias brasileiras (e de mais um convidado ainda a ser revelado!).
Convidados
Como já se tornou tradição, abrindo os trabalhos do Simpósio teremos o Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, que dará a condução dos debates a serem realizados em seguida.
Para continuar o esforço de integrar o Brasil ao que há de mais moderno no mundo em se tratando de tecnologia ferroviária, dois convidados de altíssimo nível já confirmaram sua presença para palestras especiais: o Dr. Qing Wu, um dos mais prolíficos pesquisadores na área desenvolvimento de novos vagões e pesquisador sênior da Central Queensland University dará um panorama geral sobre simulação e controle da dinâmica de veículos; e o Dr. Richard Stock, líder global da Plasser America e atual presidente do ICRI (International Collaborative Research Initiative), fará uma palestra sobre o estado-da-arte do conhecimento sobre contato roda-trilho.
Aproveite os descontos para inscrição antecipada e vamos nos encontrar em Campinas para conversar sobre o futuro do transporte sobre trilhos no Brasil.