Pela primeira vez, o evento será realizado no Centro de Convenções da Unicamp

O Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) está de volta em sua sétima edição, prometendo um evento ainda mais grandioso e inovador. Agendado para os dias 13 e 14 de maio de 2024, no Centro de Convenções da Unicamp, esta edição marca uma mudança significativa para melhor acomodar os crescentes números de participantes e trabalhos apresentados.

O Comitê Organizador, formado pelas principais instituições de pesquisa sobre transporte ferroviário no país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA) , expressou seu entusiasmo com o contínuo crescimento do evento. Ele destacou que o aumento no número de trabalhos e de congressistas é um reconhecimento do esforço em manter o caráter técnico do SEF, enfatizando a divulgação de pesquisas científicas e o compartilhamento de conhecimentos.

Temas em destaque

O SEF VII será estruturado em quatro áreas temáticas: interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários. A programação abrangente incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos, mesas-redondas e apresentações dos apoiadores, incluindo empresas renomadas como Vale e Amsted Rail.

Destacando o caráter internacional do evento, estão confirmadas duas palestras com especialistas de renome global. Já estão confirmados no Simpósio – o diretor Global de Soluções Ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, Richard Stock, e o pesquisador sênior na Escola de Engenharia e Tecnologia da Central Queensland University, Dr. Qing Wu, que inclusive palestrou na quinta edição do SEF.

A programação do evento contará também com a participação do Eng. Ismael Trinks, Superintendente de Transporte Ferroviário da SUFER-ANTT, contribuindo com a mesa-redonda sobre “Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária”, debatendo com profissionais renomados das ferrovias nacionais.

Inscrições e chamada para trabalhos

A participação na sétima edição do SEF está aberta a profissionais e estudantes interessados no transporte ferroviário. As inscrições podem ser realizadas pelo site oficial do evento, www.simposio-ferroviario.com.br, nas categorias profissional ou estudante. A chamada para a apresentação de trabalhos está aberta até o dia 01 de março, também por meio do site do evento.

Os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão publicados nos anais online do SEF com direito ao Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), importante identificador digital de produção bibliográfica.

Colaboração institucional

O Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) teve início como uma iniciativa conjunta da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde sua criação, o envolvimento de instituições cresceu, incluindo a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), POLI-USP e o Instituto Militar de Engenharia (IME), demonstrando uma colaboração crescente e um alcance nacional.

A sétima edição do SEF promete ser um marco significativo na trajetória do evento. Com uma programação abrangente, palestrantes internacionais de renome e o novo local no Centro de Convenções da Unicamp, o Simpósio continua a ser um ponto de encontro essencial para profissionais e estudantes da área ferroviária.

Garanta sua participação e acompanhe a inovação na engenharia ferroviária (www.simposio-ferroviario.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Envio de trabalhos

Envio de trabalhos até 1º de março de 2024.

Serão aceitos artigos de cunho técnico-científico que demonstrem avanços expressivos para a engenharia ferroviária brasileira em quatro eixos temáticos:

  • Vagões;
  • Roda-trilho
  • Under rail
  • Logística e Operações ferroviárias

 

Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionado para o site do sistema de envio de artigos. Esse sistema é coordenado pela Even3, que faz a gestão do Simpósio. Se você ainda não tem conta nessa plataforma, será necessário criar um usuário e senha para cadastro.

Vicente Abate

Vicente Abate é residente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.