Campinas, 09 de abril de 2025 – O VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) anuncia a palestra do professor de Engenharia Ferroviária no Institute of Railway Research da Universidade de Huddersfield (Reino Unido), João Pombo. Sua presença é aguardada com expectativa pela comunidade técnica e acadêmica brasileira, especialmente do setor de transportes de cargas sobre trilhos.

No VIII SEF, que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio de 2025 no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP), o professor Pombo apresentará os mais recentes avanços na análise dinâmica de veículos ferroviários. Sua palestra, marcada para o dia 15 de maio de 2025, às 9h40, vai tratar de inovações nas técnicas de modelagem computacional e nas soluções para aprimorar o transporte sobre trilhos, além das pesquisas desenvolvidas na universidade onde atua.

O professor João Pombo é uma figura de destaque global na engenharia ferroviária, possuindo doutorado e pós-doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Lisboa. Com uma vasta produção científica de mais de 170 artigos publicados em revistas e conferências internacionais, ele também lidera o International Journal of Railway Technology como editor-chefe e coordena projetos de pesquisa em colaboração com centros de excelência e indústrias em todo o mundo.

Organizado pelas principais instituições de pesquisa em transporte ferroviário do país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA), o VIII SEF reunirá profissionais e pesquisadores para debater soluções de inovação tecnológica, planejamento estratégico, segurança e sustentabilidade, com o objetivo de aprimorar e expandir o transporte ferroviário no Brasil. Além da palestra magna, o evento contará com a mesa-redonda “Integração Ferroviária: desafios tecnológicos para a implantação de ferrovias de cargas interligadas” e as tradicionais sessões de trabalhos técnicos.

As inscrições para o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária estão abertas através do site: https://simposio-ferroviario.com.br/inscricao/

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária

Em 2017, pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.

Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela Escola Politécnica da USP e pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).   Em sua sétima edição, contou com mais de 250 inscritos, que permitiram a troca de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.

Informações para a imprensa:

ADRIANA ROMA
adriana@haproposito.com.br
+55 (19) 9 9816-6272

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Envio de trabalhos

O envio de trabalhos está encerrado.

Serão aceitos artigos de cunho técnico-científico que demonstrem avanços expressivos para a engenharia ferroviária brasileira em quatro eixos temáticos:

  • Vagões;
  • Roda-trilho
  • Under rail
  • Logística e Operações ferroviárias

 

Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionado para o site do sistema de envio de artigos. Esse sistema é coordenado pela Even3, que faz a gestão do Simpósio. Se você ainda não tem conta nessa plataforma, será necessário criar um usuário e senha para cadastro.

Vicente Abate

Vicente Abate é residente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.