Debate reunirá representantes das empresas VALE, RUMO, MRS e VLI

A quarta edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, quarta e quinta-feira, em formato totalmente online, apresentando os principais resultados de pesquisas relacionadas à tecnologia ferroviária. Já no primeiro dia do evento, às 13h20, uma mesa-redonda irá debater os desafios da Ferrovia 4.0.

Inteligência artificial, comunicação em nuvem e robótica são alguns dos subtemas que prometem enriquecer a discussão. Entre os participantes da mesa-redonda estão confirmados: Rafael Gaier, Gerente do Centro de Excelência em Ferrovias da VALE, Rafael Pinto, Gerente de Inovação da RUMO, Felipe Moreira, Consultor Ferroviário, e Lucas de Castro Valente, Especialista Ferroviário da VLI.

Os professores da Unicamp, Auteliano Antunes dos Santos Júnior e Paulo Roberto Gardel Kurka, serão os mediadores dessa mesa-redonda. Com um discurso inicial de 10 minutos para cada um dos convidados, a atividade terá, em seguida, um debate, a partir de perguntas enviadas pelo público. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site https://www.simposio-ferroviario.com.br/, até o dia 08 de maio.

Ao longo dos dois dias de evento, o IV SEF contará também com diversas palestras ministradas por autoridades nacionais e internacionais no segmento de engenharia ferroviária, bem como apresentações de trabalhos acadêmicos e das empresas patrocinadoras do Simpósio. Além da Ferrovia 4.0, serão abordados temas como projetos de lastro ferroviário, soldagem de trilhos, instrumentação de via permanente, projeto e simulação de material rodante.

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária.

Em 2017, pesquisadores envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária em diversas universidades, se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados dessas pesquisas pudessem ser apresentados. Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) que, em seu primeiro ano, foi encabeçado por acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Desde a sua criação, o comitê organizador do SEF cresceu e agora conta também com nomes como a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Poli (USP) e Instituto Militar de Engenharia (IME).

Informações para a imprensa:

ADRIANA ROMA [email protected] Skype: adriana-roma +55 (19) 9 9816-6272

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Envio de trabalhos

Envio de trabalhos até 1º de março de 2024.

Serão aceitos artigos de cunho técnico-científico que demonstrem avanços expressivos para a engenharia ferroviária brasileira em quatro eixos temáticos:

  • Vagões;
  • Roda-trilho
  • Under rail
  • Logística e Operações ferroviárias

 

Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionado para o site do sistema de envio de artigos. Esse sistema é coordenado pela Even3, que faz a gestão do Simpósio. Se você ainda não tem conta nessa plataforma, será necessário criar um usuário e senha para cadastro.

Vicente Abate

Vicente Abate é residente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.