Doutorando em Engenharia Mecânica pela Unicamp, professor Philipe Pacheco, do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), apresentou no VI Simpósio de Engenharia Ferroviária o trabalho “Wear and fatigue-oriented wheel profile optimized for heavy-haul vehicles”.

O artigo é produto de um projeto desenvolvido em parceria entre Unicamp, Universidade Federal do Espírito Santo e a Vale S.A., tendo como coautores Thairon Reis, Paola Ramos, Guilherme dos Santos e Auteliano dos Santos. O estudo apresenta uma metodologia de desenvolvimento de rodas ferroviárias com base em fadiga e desgaste verificados no material em decorrência do chamado contato roda-trilho.

Novos perfis de roda foram projetados durante a otimização com NSGA-II usando as funções objetivo e restrições obtidas de simulações dinâmicas como entradas. Posteriormente, simulação de desgaste utilizando a lei de Archard é empregada para quantificar o impacto dos perfis desgastados na dinâmica do vagão e na sua vida útil. Finalmente, para avaliar a vida em fadiga, foram realizadas simulações de elementos finitos com ANSYS® para calcular os históricos de tensões e segurança contra fadiga empregando o critério de fadiga de Dang Van.

O estudo resultou em seis perfis otimizados. Os resultados mostram um aumento na vida útil de 60% quando considerado o critério atual de cava, 3 mm. Além disso, os perfis otimizados tiveram melhor desempenho contra danos por fadiga.

Para mais informações acesse o artigo na íntegra em: https://proceedings.science/sef/sef-2023/trabalhos/wear-and-fatigue-oriented-wheel-profile-optimized-for-heavy-haul-vehicles?lang=pt-br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Envio de trabalhos

O envio de trabalhos está encerrado.

Serão aceitos artigos de cunho técnico-científico que demonstrem avanços expressivos para a engenharia ferroviária brasileira em quatro eixos temáticos:

  • Vagões;
  • Roda-trilho
  • Under rail
  • Logística e Operações ferroviárias

 

Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionado para o site do sistema de envio de artigos. Esse sistema é coordenado pela Even3, que faz a gestão do Simpósio. Se você ainda não tem conta nessa plataforma, será necessário criar um usuário e senha para cadastro.

Vicente Abate

Vicente Abate é residente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.