Dado o atual crescimento na procura pelo uso do transporte ferroviário, devido à complexidade das operações e à gestão do pátio, torna-se imprescindível desenvolver uma ferramenta que possa planejar e gerenciar as atividades no pátio ferroviário, com o objetivo de aprimorar sua capacidade e promover estudos de otimização. Com esse objetivo, Caio Sergio Parente Silva mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), apresentou no VI Simpósio de Engenharia Ferroviária o trabalho “Modelo de simulação de capacidade de pátios de manobra”. O trabalho propôs um modelo de simulação desenvolvido com o software de simulação computacional ARENA adequado para pátios de manobras situados em zonas urbanas de modo a determinar sua capacidade máxima.

O artigo é produto de um projeto desenvolvido em parceria entre IME e a MRS Logística, tendo como coautores Luiz Antônio Silveira e Bernardo Tabet. O estudo foi aplicado ao pátio Barreiro, mesmo nome da cidade onde está localizado em Minas Gerais. O pátio em estudo recebe diariamente aproximadamente 160 vagões.

O modelo foi construído no ARENA, definindo diferentes entidades para a formação dos trens. Foi levado em consideração informações como comprimento das linhas, tempo de deslocamento e tempo de reorganização dos trens. Além disso, para a abordagem estocástica da simulação, foram adotadas funções de distribuição de probabilidades uniformes durante o período de 24 horas para o tempo de chegada entre os trens.

Os resultados obtidos demonstraram que todos os aspectos restritivos considerados foram determinantes para a busca do limite de saturação da capacidade do pátio de manobra, seja pelo acúmulo de trens entrantes ocasionado pela limitação da capacidade do pátio em realizar as operações, seja pelo acúmulo de trens ocasionado pela incorreta proporção entre trens de operações codependentes. Dos casos simulados, percebeu-se que é possível aumentar em até 500% a capacidade do pátio de manobras, em relação ao cenário atual.

Para mais informações acesse o artigo na íntegra em: https://proceedings.science/sef/sef-2023/trabalhos/modelo-de-simulacao-de-capacidade-de-patios-de-manobra?lang=pt-br

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Vicente Abate

Vicente Abate é residente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.