Em 1º de março, na sede da FIESP, em São Paulo, aconteceu o primeiro encontro do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF), com o lançamento oficial do IQF e o Seminário Técnico sobre Qualidade e Inovação no Transporte Metroferroviário. O IQF – Instituto de Qualidade Ferroviária, que foi criado em 15 de junho de 2023 durante o Fórum Ferrovias em Foco é fruto de uma união de compromissos e competências envolvendo o SIMEFRE, a ABIFER, ALAF (Associação Latino-Americana de Ferrovias/Brasil), e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). Além destes, também participam do IQF: Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), Clube de Engenharia, COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF)
O Encontro foi presidido pelo Eng. Sérgio Inácio Ferreira, presidente do IQF, e teve a participação dos membros da diretoria, Engs. Vicente Abate (ABIFER), Massimo Giavina (SIMEFRE), Jean Pejo (ALAF), além da diretora presidente do IPT, Profa. Liedi Bernucci, do coordenador do Laboratório Ferroviário da UNICAMP, Prof. Auteliano Santos Jr, e do Prof. Roberto Willians, do Núcleo de Desenvolvimento Ferroviário de Minas Gerais, além de diversas autoridades, profissionais da indústria, operadoras e pesquisadores.
Durante o encontro os participantes puderam acompanhar quatro painéis que abordaram a importância da criação do IQF e a qualidade ferroviária, além de projetos voltados para a qualidade no sistema metroferroviário.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin participou do evento através de um vídeo especialmente gravado, no qual agradeceu a indicação como patrono do IQF, enaltecendo a importância dessa iniciativa e reafirmando o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do setor ferroviário. “Serão R$ 94 bilhões de investimentos nos próximos anos, em obras como a ferrovia norte-sul, a ferrovia de integração Leste-Oeste, a Centro-Oeste e a transnordestina. Por meio de parcerias com a iniciativa privada vamos aumentar ainda mais a presença do transporte metroferroviário no sistema logístico brasileiro, garantindo segurança, eficiência e sustentabilidade no transporte de nossos produtos e da nossa população.”
Fonte: ABIFER, AEAMESP.