Parceria entre Unicamp, USP, UFES e a Vale S.A. produz publicação em revista internacional, a Multibody System Dynamics. O estudo compara dois métodos de pummeling para interação roda-trilho: modelo quase estático simplificado e simulações de dinâmica multicorpos.
O primeiro método é resolvido com o programa GIRAFFE e simula a interação de um único rodeiro com o trilho em uma abordagem quase estática. No segundo, a dinâmica completa de um vagão ferroviário em uma via é avaliada utilizando os programas de simulação de dinâmica multicorpo SIMPACK® e VAMPIRE®.
A proposta de um modelo quase estático é reduzir o tempo e o esforço computacional para realizar uma análise de pummeling e avaliar rapidamente milhares de casos de contato roda-trilho.

Os resultados mostraram que o modelo quase estático apresenta boa correlação com os modelos dinâmicos em trechos tangentes da via. Para as seções curvas foram observadas diferenças na distribuição das pressões devido à ausência de forças de creep no modelo quase estático. A comparação entre os modelos multicorpos também apresentou resultados ligeiramente diferentes devido ao diferente cálculo de contato em cada abordagem. A abordagem quase estática reduziu o tempo consumido em pelo menos 73,4% em relação à abordagem multicorpo. Apesar disso, o modelo proposto mostra-se promissor na substituição da análise dinâmica completa para tarefas demoradas, como pummeling.
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https://link.springer.com/article/10.1007/s11044-024-09979-z