Em 2023 o Laboratório Ferroviário da UNICAMP (Lafer), representado pelo professor Dr. Auteliano, firmou uma parceria com a Politecnico di Torino (Itália) representada pelo professor Dr. Nicola Bosso do Departamento de Mecânica e Engenharia Aeroespacial.

A parceria iniciou suas atividades com a visita do professor Bosso ao Brasil, onde entre outras atividades, participou do VI Simpósio de Engenharia Ferroviária como palestrante. Ainda no mesmo ano, o aluno de Doutorado Pedro Henrique Alves Côrrea foi contemplado com uma bolsa de doutorado sanduíche na Politecnico di Torino, orientado pelo professor Auteliano e coorientado pelo professor Bosso.

Entre os objetivos da parceria está o desenvolvimento de estudos em conjunto e a publicação destes. No dia 09 de abril de 2024 o primeiro artigo da parceria foi publicado na Railway Enginnering Science, tendo como autores Philipe Augusto de Paula Pacheco, Matheus Valente Lopes, Pedro Henrique Alves Correa e Auteliano Antunes dos Santos representantes do Lafer e Matteo Magelli, Nicolò Zampieri e Nicola Bosso da Politecnico di Torino. O trabalho possui o título “The effectiveness of different wear indicators in quantifying wear on railway wheels of freight wagons”.

Neste trabalho são avaliados três vagões de carga diferentes: um veículo de carga de bitola métrica e outro de bitola larga das ferrovias sul-americanas, e um veículo de carga de bitola padrão operado na Europa, com diferentes cargas por eixo e perfis roda/trilho diferentes. Esses veículos são submetidos a simulações multicorpos abrangentes em várias pistas. As simulações tiveram como objetivo elucidar a relação entre diferentes indicadores de desgaste: Tγ, índice de desgaste, remoção de material e profundidade máxima de desgaste, sob diversas curvas, acelerações laterais não compensadas (Anc) e velocidades.

Os resultados mostraram uma correlação de 0,96 entre Tγ e profundidade de desgaste e 0,82 entre índice de desgaste e material removido para a roda externa. A partir dos resultados, o Tγ é melhor que o índice de desgaste a ser utilizado na análise da profundidade do desgaste, enquanto o índice de desgaste é mais adequado para prever a perda de material. Os resultados também mostram a baixa influência do Anc no índice de desgaste e no Tγ. Ao considerar esses fatores em conjunto, o estudo visa melhorar a compreensão do desgaste roda-trilho, selecionando as melhores abordagens de análise de desgaste com base na eficácia de cada parâmetro.

Para mais informações acesse o artigo na íntegra em:

https://doi.org/10.1007/s40534-024-00334-8

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Vicente Abate

Vicente Abate é residente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.